Falando sobre Umbanda O QUE VEM A SER MEDIUNS


Para muitos parece ser fácil, mais para quem realmente conhece a Umbanda e seus caminhos sabem que é muito complicado.
Ser médium em principio é servir de ligação do mundo invisível para o mundo visível dos desencarnados para os reencarnados na matéria, podemos afirmar também que é uma peça de estremo valor para esses dois mundos tendo muito zelo e responsabilidade.
Todos nós somos médiuns em principio, porem uns desenvolve sua mediunidade e outros não, existem diversos tipos de mediunidade mais a que nos interessa mais e a que vamos falar é a Incorporativa, ou seja, médium de incorporação vem a ser a que exige maior atenção e responsabilidade.
Nestes casos temos por muitas vezes a vida o destino de outras pessoas em nossas mãos, nestes casos devemos ter cuidados especiais no que falamos ou ate mesmo fazemos, pelo fato de poder criar situações constrangedoras ou ate mesmo perigosas. Um médium de Umbanda quando vem para o terreiro, deve estar totalmente preparado espiritualmente, ter tomado os devidos cuidados e seguido os preceitos que a religião exige, bem como, não ter ingerido bebida alcoólica, não praticar sexo pelo menos 7 horas antes, tomar seu banho de defesa, iluminado seu anjo de guarda não ter tido uma alimentação pesada e estar devidamente trajado de acordo com os costumes da casa, trazer paz e alegria dentro de seu coração, amar o próximo como a si mesmo e etc, isso tudo para que possa ter uma boa incorporação ou um bom desenvolvimento.


Muito importante que nos como médiuns não nos envaidece com os feitos de nossas entidades ou guias, muito menos menosprezar nossos irmãos de fé e também não achar que suas entidades são melhores ou pior que de seus irmãos, pois estão todas no mesmo plano espiritual e é exatamente iguais porem trabalham de forma diferente mais a busca do resultado é igual, a diferença que existe de um médium para outro é a dedicação a responsabilidade ser obediente e ter respeito pelo que faz, pois devemos também deixar bem claro que existem médiuns que são totalmente inerentes ao que faz se fazem é por obrigação e não por devoção ai meu amigo a diferença é grande.
Quando mulher nos dias de trabalho não deve se pintar ou se ornamentar de jóias passarem cremes no cabelo devem estar sempre mais no seu natural sem pinturas nas unhas berrantes etc.

DESENVOLVIMENTO

Vamos falar um pouco sobre desenvolvimento, pois sabemos que este é um dos maiores problemas que encontramos dentro de muitas casas, muitos Zeladores permitem que tal procedimento aconteça ao Deus dara, sem uma regra ou uma doutrina necessária para o futuro do médium, pois vejo da seguinte forma. 

Vem a ser à base de todo trabalho resultante para o futuro de um médium, tem que haver um preparo minucioso para que o mesmo não se perca com suas próprias entidades. Tudo deve ter um começo, meio e fim, e para nós o que realmente interessa é o começo, imagine um alicerce mal construído a base quebra e tudo se desmorona, ou seja, os andares de cima não se ajustam à base e tudo vem a baixo, portanto para nós o que interessa em nosso desenvolvimento a nossa base é chamado de Entidade chefe de nossa coroa, seja ela um Caboclo ou um Preto velho, portanto um médium em desenvolvimento deve se preocupar somente com isso de inicio, essa entidade tem que estar totalmente preparada para poder sustentar poderes de comando nas demais entidades cujas quais, eventualmente o médium venha a trabalhar com o passar do tempo, caso isso se não ocorrer o médium passara por uma turbulência muito grande e acabara se perdendo em seu desenvolvimento, achando que um caboclo de Ogum é de Oxossi ou ate mesmo Xangô, e assim também acontece com as sublinhas com mais facilidade. 
Portanto no meu entender como Zelador quanto maior o numero de entidades o médium iniciante incorporar pior para ele será no futuro não terá ele um auto controle de suas entidades e o respeito das demais pela Entidade que comanda a sua coroa. Sendo assim, médium não deve nunca ter pressa em sua caminhada espiritual, vivemos uma vida inteira e temos muitas surpresas resultantes de nossos trabalhos espirituais, um bom trabalho, é aquele feito passo a passo, degrau por degrau, portanto os médiuns em inicio terão que passar por uma triagem junto a casa para podermos melhor avaliar e ver até onde realmente cada um tem como base, sou exigente cauteloso e até mesmo chato com relação à preparação de um médium, mais nunca passei vergonha em qualquer casa que fui e os mesmos trabalharam mostrando o que aprenderam com simplicidade e humildade e acima de tudo com segurança do que estavam fazendo.
Espero que todos tenham o mesmo entendimento que minha pessoa, pois acredito que mais vale o médium trabalhar bem com uma entidade do que mais ou menos com dez, isso no meu ver não tem lógica. 
Todo médium tem um pólo positivo e outro negativo, quando falamos do pólo negativo estamos nos referindo ao exu, não porque ele seja negativamente falando e sim fazendo o equilíbrio que todos nós temos que ter, este também deve ser tratado e reverenciado sempre com muito amor e carinho ao comando da entidade que cuida de nossa coroa, pois sem esse equilíbrio não teríamos força para desempenhar nossos trabalhos, sendo assim fica claro e de fácil entendimento que o médium em desenvolvimento sendo ele um médium aba ré mirim tem que tomar todas as cautelas para se tornar um verdadeiro soldado da nossa tão querida UMBANDA, e os médiuns abares guassu realmente estar preparado para poder diferenciar quais entidades realmente estão incorporando e os abares não obter duvidas nenhuma do seu desempenho quando solicitados em trabalhos inerentes ao terreiro.
Fica claro, que o médium aba ré mirim, somente, poderá trabalhar com um caboclo ou um preto velho, até o mesmo dar o nome e riscar o seu ponto, os abares guassu, poderão trabalhar com todas as entidades, mais ficando claro que totalmente proibidos de dar qualquer atendimento ao publico em geral ficando autorizados ao atendimento dos médiuns da casa, e os abares quando solicitados poderão dar atendimento ao publico em geral, ficando, portanto, toda e qualquer responsabilidade de atendimento aos Pais e Mães pequenas do terreiro e seus Zeladores.


Bem acredito que tenha ficado claro como é um procedimento serio e com certeza sendo assim terá resultados maravilhosos, pois tenho uma larga experiência disso.


Outro detalhe que ocorre muito em terreiros, depois de todo esse trabalho do Zelador para poder ter um Médium a altura dentro de sua casa para poder ajudar a auxiliar nos trabalhos, este abandona tudo se revolta e ainda sai falando mal do seu Zelador, mais também pude entender que essa é a missão de um Pai espiritualmente falando, e não devemos esperar recompensas e nem um muito obrigado, pois essa é a cruz que carregamos e deve ter classe que lá na frente vem mais.


Por essas razões, que infelizmente podemos ver muitas marmotagens e falta de dedicação de muitos Zeladores, e ai esta outro grande erro por que não devemos generalizar todos os filhos na casa, e a missão de um Zelador não é tão diferente de um Pai uma Mãe na matéria onde criamos os filhos para o mundo assim como na espiritualidade todos tem seus livres arbítrio de seguirem seus caminhos.


Muitas fezes a própria culpa vem do Zelador por não ter capacidade de assumir um posto tão importante e de grande responsabilidade, pois quem quer respeito tem que se dar por merecer, e vemos por ai muitas coisas que até seria melhor nem fazer comentários vexatórios ou denegrir este ou aquele pela forma de conduzir um templo sagrado.


A Umbanda só não tem grande força junto aos seus adeptos por culpa única e exclusiva de seus dirigentes se assim podemos chamar, não tem união cada qual fala uma doutrina sem Contar QUE UM QUER SER MELHOR QUE O OUTRO, e isso é uma tragédia, pois não existe isso a grande diferença esta na capacidade material de cada um, da dedicação, postura , respeito e etc, mais quanto as entidades são todas do mesmo valor estão no mesmo planos espiritual só que uns as usam com finalidades diferentes e ai que morre o perigo.


Confundem muito a cabeça de seus filhos com esse negocio de quem é Pai quem e Mãe quem é seu juntó, nossa cada lugar que o médium vai arruma um Pai e uma Mãe diferente, no meu entender o médium tem que se fazer presente aos trabalhos o seu Zelador tem que dar um acompanhamento ver quais as manifestações que ocorre no desenvolvimento do Médium para depois chegar ai sim as conclusões corretas sem sombra de duvidas das suas raízes e posterior então fazer as devidas obrigações.


Isso quer queira ou não traz insegurança daqueles que realmente querem respostas coerentes e seguir de uma forma segura para fazer suas obrigações, quantas vezes você já não escutou dizer que tal filho fez suas obrigações para um determinado santo e ai veio outro Zelador e disse não foi feito tudo errado você na realidade é filho de tal Orixá e tem que fazer tudo novamente por essa razão que sua vida não anda, e sem sombra de duvida vem a descrença o desanimo e até mesmo o abandono total da religião e de quem é a verdadeira culpa do médium, claro que não são dos dirigentes bidus adivinhos espertalhões ou então feitos em pé como dizem.


Quando um filho nos procura, devemos ser honesto, esclarecer o mesmo que para ter tal resposta é necessário todo um processo, que muitas vezes o próprio médium tem as respostas sem que ninguém precise colocar nada em sua mente, vem a ser um assunto extremamente serio e não podemos acreditar em um único Zelador e já ir fazendo nossas obrigações, o modo mais correto é ser discutido entre Médium e Zelador e chegarem a uma conclusão juntos.
Acredite em mim, ninguém precisa dizer para você quem são suas entidades a que santo corresponde com o passar do tempo todas as duvidas existente no inicio de seu desenvolvimento serão esclarecidas pelas próprias manifestações de seus Orixás e quem melhor que ele mesmo para dizer o que quer que seja feito e ai sim com o apoio de seu Zelador e com conhecimento de rituais será feito a obrigação mais perfeita e correta que possa existir em comum acordo de ambas as partes Zelador , médium e o principal seu próprio Orixá.


OXALA
Este se refere a nosso Pai Maior no Plantel dos Orixás, na umbanda simbolizando Jesus Cristo, onde todos os outros Orixás devem se curvar e respeita-lo como nosso criador maior , fazemos reverencias a este Orixá cantamos e damos nossas Obrigações com muito amor e carinho, suas obrigações sempre são arriadas em locais onde fica o ponto mais alto de onde você estiver, normalmente é oferecido uma canjica branca com algodão dentro de uma vasilha de porcelana,regado com muito mel sua cor predominante é o Branco. As ervas usadas em seus banhos usam entre outro tapete de Oxalá, manjericão. Seu dia é Sexta Feira. É simbolizado por uma estrela 5 pontas em algumas casas a Cruz sua comemoração é feita dia 25 de dezembro.

NANABURUQUE

Esta vem a ser a Orixá mais velho do plantel, sincretizada como Nossa \Senhora Santa Ana considerada a vó de todos os Orixás, sua origem, lagos, águas profundas e cemitérios, vive no barro, sua cor predominante é o Roxo, faz a ligação do mundo dos vivos e os mortos, vem a ser ela que encaminha nossos entes queridos quando vem a falecer, também considerada como a Deusa da Morte, também predomina quando esta garoando ela adora erradia sua energia, sua comida preferida é o Sarapatel seu dia da semana é no Sábado. O que simboliza nossa mãe é a chuva a garoa como eu disse, sua comemoração é feita dia 26 de junho.

IEMANJA


em a ser uma dos Orixás mais cultuadas no Brasil, e dona e senhora suprema dos Mares, sincretizada como Nossa Senhora da Conceição, sua cor predominante é o azul, adora um manjar, seu dia da semana é no sábado, ela vem a ser considerada como mãe de quase todos os orixás , suas oferendas são sem sombra de duvidas ofertadas na beira da praia ou propriamente dentro do mar. É simbolizada pela lua minguante ondas e peixes, seu dia de comemoração e 8 de dezembro.

IANSA

É considerada como uma das entidades femininas mais guerreira, dona do Bale, comando a legião dos egúns adora bambuzais, sincretizada como Santa Bárbara, dona dos ventos e das tempestades, sua cor é o vermelho ou ate mesmo o coral, seu dia da semana é no sábado alguns dizem que é na quarta, sua oferenda são ofertadas no meio do bambuzal,, sua comida predileta é o acarajé. Sua simbolização são os Raios sua comemoração é feita dia 4 de dezembro.

OXUM

Sua morada é nas cachoeiras, adora água doce, rios de águas límpidas cristalinas, sincretizada como Nossa Senhora Aparecida, tem grandes influencia na fertilidade sua cor é o Amarelo ouro, seu dia da semana e comemorado no sábado, sua comida preferida e o omolucum, feito com feijão fradinho, são vaidosas adoram jóias , suas obrigações sem duvidas são feitas na beira de rios cachoeiras e a de se falar só comem em louça e nunca no barro. Vem a ser simbolizada em um Coração, em algum lugar se faz a comemoração de nossa mãe dia 12 de outubro e em outro dia 8 de dezembro.

OGUM
Santo guerreiro, dono e senhor supremo das demandas, fecham as portas de nosso terreiro, são enérgicos sincretizados como nosso santo guerreiro São Jorge, suas oferendas são feitas em campo aberto linha de trem beira de praia caminhos dentro da mata, são apreciadores de inhame cozido com muito azeite de dendê, sua cor em alguns casos é o vermelho e em outros azul encanado seu dia da semana terça feira, é a eles que Exu se da respeito, quando chamados no terreiro imediatamente exu faz sua retirada quando invocados, também são servidos em suas festas feijoadas . Sua simbolização vem ser a Espada ferramenta e escudos lanças, seu dia de comemoração é 23 de Abril.

OXOSSE

Orixá das matas, da cura medicinais pelas ervas, entidade de prosperidade, sincretizados como São Sebastião. Vivem nas matas suas obrigações também são feitas no mesmo local, adora abóbora cozida milho, sua cor é Verde seu dia da semana e na Quinta Feira, são predominante na caça é a esta entidade que nos da o alimento na nossa mesa. Sua simbolização é o Arco e Fléxa seu dia de comemoração e 20 de Janeiro.

XANGO

Orixá da justiça vive nas pedreiras, são conquistadores não gosta muito de perder, sincretizado como São Jerônimo, sua comida predileta é o quiabo regado no azeite de dendê, suas oferendas são entregues encima de uma pedra, seu dia da semana é na quarta feira sua cor é o marrom ervas para banho que podem ser usadas são quebra pedra. Sua simbolização e o Machado sua comemoração é feita dia 30 de setembro.

ABALUAIE/OMULU

Vem a ser o nosso medico dentro da umbanda seu dia predominante é a segunda feira, sicretizado como São Lazaro, sua preferência é a pipoca chamada de flor de abaluaie, sua morada é no cemitério principalmente no cruzeiro também gosta de fazer suas cainhadas na beira da praia, suas cores é vermelho preto e branco, esta muito ligado a cura aos menos favorecidos e quando falamos em abaluaie estamos também se relacionado a Omulu porem em uma vibração diferente dentro do cemitério e regendo em horários diferentes também adoradores de pipocas porem estouradas no azeite de dendê . Sua cor já diferencia é o amarelo e preto. Sua simbolização é a Cruz e seu dia de comemoração é 16 de agosto.

COSME E DAMIÃO

Representam a alegria dentro de nossos terreiros vem a ser umas das festas mais freqüentadas, são puras sinceras verdadeiras, adoram tudo que e doce sua cor e rosa e azul, seu dia e no domingo, seus pontos de vibrações são os jardins , são entidades de grandes vibrações dentro de nossa casa espiritual atuam também na limpeza espiritual . Sua simbolização é os Gêmeos sua data comemorativa é dia 27 de setembro.

PRETOS VELHOS

Entidades estas de grandes sabedorias e ensinamento, um tanto quanto esquecidas por muitos zeladores, seu dia da semana e na segunda feira, predominam as linhas das almas, nem sempre são negros e velhos, suas cores e o preto e branco, adoram fazer benzi mentos e dar conselhos aos seus filhos, vem de maneiras curvadas pedem um banquinho e um cachimbo e arruda e ai fazem suas mirongas. São simbolizados pelos cruzeiros e seu dia de comemoração é dia 13 de maio.

EXÚS E POMBOGIRA

Estes são considerados por nós Zeladores conhecedores de suas funções a entidade mais importante dentro de nosso Plantel, pois sem elas não existiria a nosso tão Querida Umbanda se eu me estender falaria muito sobre exú e pombogira, são nossos guardiões são eles quem nos da o trabalho o dinheiro que estão no dia a dia na rua com nós, para você ter uma noção do que são essas entidades , toda e qualquer obrigação feita aos demais Orixás eles é quem recebe sua oferenda primeiro, para que possamos ter nosso axé e dar tudo certo, são nossos relações publicas dentro da casa tomam conta de tudo enfim são maravilhosos suas moradas são em diversos lugares dentre eles cemitérios encruzilhadas beira de praia praças publicas enfim presentes em todo momento onde quer que precisamos, suas cores são o vermelho e preto seus dias são nas segundas feiras , adoram brincar são debochados tomam em dias de festa suas bebidas prediletas como cachaça e adoram fumar um charuto suas comidas são de costumes o pades, me orgulho de vocês laroie exu leguebara emojuba. Simbolizados pelos tridentes e garfos , suas comemorações são em especial escolhidos pela própria entidade no caso de meu Exú Tranca Rua das Alma é dia 24 de agosto. 

CABOCLOS

Como podemos esquecer de nossos Caboclos são eles que dão seus brados dentro de nossos terreiros que fazem a gira de limpeza em nossos visitantes são as entidades mais chamadas e consultadas dentro de nossas giras, são representantes do povo da jurema são nossos índios brasileiros, são eles que representam nossos pais e Mães espirituais, encantam a nossa casa comandam o desenvolvimento de nossos médiuns enfim uma peça fundamental e importantíssima para nossa umbanda. Existem os caboclos de Ogum de Oxossi de Xangô, cada qual trabalhando de uma forma diferente a qualidade de representar nossos Orixás maiores, existem também caboclos que representam nossas mães ligadas diretamente a nossa mãe Iemanjá, Iansã, Oxum e Nanaburuque.
Praticamente todo desenvolvimento começa pelo caboclo e daí toma o ponto de partida para todo desempenho e bom andamento do médium. Os Caboclos vem representando nossos Orixás, portanto suas comemorações são realizadas praticamente nos dias das festas correspondente a cada orixá.

SUBLINHAS DENTRO DE NOSSA UMBANDA

Dentre nossas sublinhas podemos dizer que existem as seguintes, Boiadeiros, Marinheiros, Baianos, Ciganos e Mineiros, dentre elas cada qual tem sua forma de trabalho e de desenvoltura dentro de nosso Umbanda e são também de suma importância para nós, o fato é que nem todos médiuns trabalham diretamente com todas as sublinhas existentes , existem algumas dificuldades para poder ter um bom desempenho normalmente entre as que existem pode-se dizer que o médium encontra afinidades com algumas , bem como eu disse cada qual tem seu feitiço sua mirongas e sua forma de trabalhar mais quis deixar bem claro que existem e estão ai também lembradas e mencionadas por mim e só para lembrar salve nosso grande Pai Martins Pescador conhecido por nós como Pai José Augusto Martins seu verdadeiro nome sua benção meu Pai.

CONCEITO UTEIS SOBRE BANHO DE DESCARGA
Nada mais é do que tirar os fluidos negativos de uma pessoa atravéz de ervas limpando assim a matéria deixando-a em condições de poder se energizar positivamente, Os banhos mais usados na Umbanda são como eu disse de ervas variando de acordo com a vibração de cada Orixá que o médium carrega ou pelo problema que se apresenta no momento, quando tomamos um banho de descarga devemos elevar nossos pensamentos ao nosso Pai Maior se desligar do mundo e dos problemas e refletir sobre nossa necessidade, e de suma importância que depois do banho fazemos um resguardo e imediatamente entregamos as ervas usadas.

Muitos ao preparar um banho já fazem erradamente, tem a mania de ferver as ervas esperar esfriar e depois então jogar da cabeça aos pés, isso mesmo da cabeça aos pés , muitos tem duvidas disso e eu lhes pergunto a cabeça não faz patê do corpo, não seria a peça mais fundamental, então porque não pode lavar, já escutei essa besteira também , bem voltamos a preparação do banho , jamais devemos deixar ferver a água se for o caso podemos mornar a água, macerar as ervas tirar todo o sumo da planta nas mãos e depois ai sim jogar da cabeça aos pés, o fato de você deixar ferver a água você estará comprometendo a viscosidade da planta matando assim sua essência tomando um banho simplesmente com uma água suja.

FIRMEZA DE UM TERREIRO
Não vou entrar muito no mérito da questão, mais só deixar bem claro que, toda e qualquer casa, tem suas firmezas de proteção para o terreiro, estas variam muito de casa para casa, mais elas existem porque infelizmente temos pessoas maldosas e sujeitas a qualquer coisa para nos atrapalhar e são a esses que eu quero dizer o quanto me dói saber que isso existe e para estes vai meu eterno sarava. E deixo minhas condolências a Xangô.

AS GUIAS OU COLARES NA UMBANDA

Esta é outra coisa que nos chama muito a atenção, existem diversos terreiros que os médiuns mais parecem um rosário de Maria de tanto colares no pescoço, gostaria de deixar claro que nada disso e estritamente necessário você ter a guia de sua entidade é uma coisa, mais usar todas ao mesmo tempo acho isso um crime, também pude observar médiuns usando guias de plástico por serem mais baratas outra besteira pois o plástico é isolante e não passa corrente alguma, outra coisa que já vi também o médium fazer uma guia ao seu bel prazer porque acha bonita as cores coloca no pescoço e pronto já estou usando que linda, existe um ritual para ser feito uma Guia, primeiramente não pode ser feita sem a autorização de quem vai usar sua entidade é claro, tem que ser feita da maneira que ela pede, tem que estar devidamente preparado para isso estar com uma vela acesa rezar no momento em que faz tal colar depois de feita existe outro processo antes de usar enfim é serio e não é para desfile de carnaval cuidado .


Devem ser bem guardadas sem que outros fiquem colocando as mãos, pois as negatividades dos trabalhos muitas vezes são energizadas pelas guias e defendendo assim seu médium funcionando como um escudo, devem também estarem sempre passando por um processo de descarrego para estarem em condições de uso, e isso se faz com ervas água do mar rios cachoeiras alfazemas enfim variando de acordo com o caboclo que a usa e aquém esta ligado.

UMBANDA E DESCARGA

As seções de descarga, são as mais perigosas dentro de nosso terreiro, primeiro, devemos ter presente somente médiuns em condições, não podem ter assistência alguma, e mexido em diversas firmezas, são usadas matérias de suma gravidade, como pólvora, azogi, velas e outras coisas mais onde somente podem ser praticadas quando com muita segurança, em resumo todo terreiro tem que se cuidar e renovar suas energias de tempo em tempo.

Fica ai meu alerta, ser prevenido vale muito em nossa religião, pois nunca sabemos o que estamos lidando no astral e nunca devemos subestimar a capacidade de ninguém , pois uma luz não acende se não tiver um fio positivo e outro negativo entenda isso e não baque o herói.

Existem também trabalhos de descarga feitos em campos santos esses sim , são maravilhosos pois alem de poder contar com a presença de quem procuramos ou onde estamos a briga é muito mais eletrizante e acredito que quando se trata de descarrego de um consulente devemos levar nas mãos de quem tem competência e nunca expor nosso terreiro a uma briga no astral muitas vezes deixando seqüelas dentro de casa.

TIPOS DE MEDIUNIDADES INCORPORATIVAS NA UMBANDA

Pra falar a verdade existem treis a serem questionadas, consciente semi-consciente e inconsciente a mais comum de todas elas e a semi-consciente, depois de um determinado tempo em que você já trabalha e tem conhecimento das suas entidades e a mais comum.

No inicio somos totalmente consciente, tendo claro suas raríssimas exeções , isso porque não soltamos totalmente ainda a mente a entidade para trabalhar , comum encontrar-mos dificuldades , mais com o passar do tempo as coisas vão mudando e ai sim já não lembramos de tudo que fazemos, quanto a terceira modalidade somente em casos extremos que a entidade nos tira totalmente a visão e fazem de gato e sapato o que querem com seus aparelhos, não penca você que é bom, maravilhoso e ser consciente e aprender com nossas entidades velas trabalhar , assistir de perto seus feitos e cada vez mais acreditar no que são capazes mais para isso você tem que realmente estar bem preparado para não atrapalhar o bom andamento dos trabalhos de suas entidades.

O FUMO E A BEBIDA NOS TERREIROS

Vem a ser outro assunto polemico, pois na realidade as entidades não precisam de fumo e nem bebidas para trabalhar, o que ocorre que muitas vezes uma determinada pessoa tem uma enfermidade interna e o Caboclo oferece sua bebida para que ele tome, sem saber a finalidade é para buscar a cura de um mal interior, outros usam o fumo para espantar maus fluidos do ambiente principalmente os pretos velhos com seus cachimbos, no meu ver não tem tanta importância que seja usado mais com moderação passando um golinho para cada um e não cada qual com uma garrafa na mão e também ser usada mais em dias de festa.

DEFUMAÇÃO NO TERREIRO

Vem a ser um ritual muito antigo, alias um dos mais antigos dentro de todas as seitas e cultos religiosos, todos com a finalidade de limpar o ambiente, para poder receber nossas entidades, dar maior firmeza em nossos trabalhos, normalmente a defumação é realizada antes de começar-mos nossos rituais, isso porque não podemos correr riscos em ter um ambiente carregado e com maus fluidos, determinadas ervas que são usadas espantam egúns espíritos maliguinos, neste momento é enfocado a presença de Ogum para os auxílios de levar as perturbações para fora do recinto.

FECHAMENTO DE CORPO NA UMBANDA

Vem a ser um ritual, que muitos confundem com trancamento de suas entidades para não precisar mais trabalhar.
Muitas vezes, a médium paga preços exorbitantes para fechar seu corpo acreditando que não mais terá que trabalhar, espiritualmente, pensando assim em estar livres de ser médium, e nestes casos é alem de enganados totalmente prejudicados por não conhecer o verdadeiro sentido da palavra fechamento de corpo.
Infelizmente a quem a firma que uma pessoa tendo seu corpo fechado não mais precisa trabalhar como médium e estar livre de sua missão.
Gostaria realmente de saber qual poder que um outro médium tem para em pedir que uma outra pessoa sendo ela também médium, cumpra sua missão, pois e um compromisso assumido perante nosso pai maior (Oxalá), neste caso então o médium que se propõe a fazer tal trabalho, entende se que tem maiores poderes que nosso pai.
Outro detalhe que devemos observar e como uma entidade no mesmo plano espiritual que a outra entidade, tenha maiores poderes, estando ambas no mesmo plano espiritual.
Então vejamos o verdadeiro significado da palavra fechamento de corpo na umbanda,onde nada mais e do que uma proteção espiritual contra encostos,mal olhado,demandas,invejas,etc.
Vem a ser uma proteção para a matéria (corpo),que normalmente e feita uma vez por ano para que o mesmo possa ter segurança nos caminhos mais difíceis de sua vida.
Espero que não seja mais enganado com falsos rituais e tenham consciência plena que o que vem de nosso pai maior somente cabe a ele seu juízo final.

CONCIDERAÇOES FINAIS

Espero que não tenha ofendido nem de longe ninguém com essa pequena colaboração que fiz para os menos esclarecidos dentro de nossa tão querida Umbanda, ocorre que no mundo em que vivemos tem mais pessoas para tirar do que pra dar, hoje achar-mos uma casa honesta que realmente faz Caridades é como achar uma agulha em um palheiro, não quero nem de longe ser melhor ou mais esclarecido que ninguém , pois não foi esta minha finalidade e sim a de poder levar umas poucas linhas de esclarecimentos.

Uma coisa que fique bem clara estas pequenas linhas foram escritas por uma pessoa seria, para pessoas serias, sobre um assunto serio, esperando finalmente que posso ser útil a todos, muito abrigado muita paz e axé a todos que honraram em ler esta minha contribuição com a nossa tão querida umbanda de todos nós .

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