CAÔ CABECILE, XANGÔ! O QUE SIGNIFICA SERVIR UM AMALÁ PARA XANGÔ?


O QUE SIGNIFICA SERVIR UM AMALÁ PARA XANGÔ?
XANGÔ, QUE NOS RITUAIS GEGE-NAGÔ É O ORIXA DA JUSTIÇA, DO EQUILÍBRIO, AQUELE QUE DECIDE O CERTO E O ERRADO, SENDO REPRESENTADO PRINCIPALMENTE PELO SEU RAIO E O OXÉ (ESPÉCIE DE MACHADO QUE CORTA DOS DOIS LADOS, COMO A JUSTIÇA DEVE SER, NEUTRA E IMPARCIAL).
POSSUI COMO PRINCIPAL COMIDA RITUAL O AMALÁ, POR ISSO CHAMADA DE COMIDA DE AXÉ, QUE DEVE SER COLOCADO EM GAMELA, QUANDO POSSÍVEL, PREPARADO POR UM FILHO DE XANGÔ. SERVIR O AMALÁ É SEMPRE UM MOMENTO DE MUITA EMOÇÃO, E DEVE SER DE UNIÃO TAMBÉM, É QUANDO TEMOS A OPORTUNIDADE DE PODER COMPARTILHAR DO AXÉ DESTE ORIXÁ, COM TODOS OS PRESENTES, É SE ENCHER DE ALEGRIAS E FORÇAS A CADA NOVO DIA, É TER A CERTEZA QUE XANGÔ ESTÁ PRESENTE EM TODOS OS NOSSOS MOMENTOS, NOS ACOMPANHANDO EM CADA DECISÃO, EM CADA NOVO PASSO EM NOSSA VIDA DIÁRIA.
QUANDO FOR SERVIDO EM UM XIRÊ, O PREPARO DO AMALÁ DEVE INICIAR NO DIA ANTERIOR, COM A MACERAÇÃO DA MOSTARDA (MACERADA PARA REDUZIR O AMARGO, CARACTERÍSTICO DA FOLHA), PARA NO DIA SEGUINTE UM FILHO DE XANGÔ (SE HOUVER) FAZER O PREPARO DO PIRÃO (PREPARADO A PARTIR DE FARINHA DE MANDIOCA CRUA) E DO MOLHO PARA SER SERVIDO. O MOLHO, COM A MOSTARDA (FOLHA) É SERVIDO SOBRE O PIRÃO.
NOS RITUAIS GÊGE-NAGÔ A CULINÁRIA É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, POIS O ORIXÁ JÁ ESTÁ DO LADO DE QUEM PREPARA, OBSERVANDO O CARINHO DISPENSADO, A ATENÇÃO DADA E A DEDICAÇÃO DO PREPARO INICIAL ATÉ A ENTREGA DO AXÉ. NÃO BASTA FAZER, É PRECISO FAZER CERTO, SEM ESPERAR RECEBER NADA EM TROCA POR ISSO. É O QUE CHAMAMOS DE AMOR, PELO ORIXÁ, PELA RELIGIÃO.
MAIS DO QUE SERVIR UMA LINDA OFERENDA, O “SEU CORAÇÃO, DEVE ESTAR PURO”, LEMBRANDO QUE O ORIXÁ SABE QUANDO ESTAMOS FAZENDO COM O CORAÇÃO, POIS NÃO ADIANTA FAZER COMO ALGUNS FILHOS E PAIS DE SANTO (QUE NEM PODERIAM SER CHAMADOS DE PAI) QUE PEDEM E ABENÇOAM SEUS FILHOS PELA BOCA (NA FRENTE DE OUTROS, PARA MOSTRAR UMA MÁSCARA, AQUILO QUE NÃO SÃO) , E PELAS COSTAS CORTAM MUITAS AVES E FAZEM FEITIÇOS PARA PRENDER SEUS FILHOS. A HIPOCRISIA E O DESRESPEITO COM OS ORIXÁS É O MAIOR PROBLEMA DO BATUQUE. A DOENÇA E OS PROBLEMAS FUTUROS QUE ESTES RECEBEM É A CERTEZA QUE O ORIXÁ TUDO ENXERGA E TUDO SENTENCIA, NOS MOSTRA QUE XANGÔ É IMPARCIAL, RETIRANDO DESTAS CASAS TODOS SEUS FILHOS QUE FORAM VÍTIMAS DAS ARTIMANHAS DE ALGUNS.
SEGUNDO DAMATA (2001), EXISTE DIFERENÇA ENTRE ALIMENTO E COMIDA, E ESTA ÚLTIMA É CAPAZ DE IDENTIFICAR QUEM A COME, CONFORME CITAÇÃO APUD DE MACIEL (2005)
“DIZE-ME O QUE COMES E TE DIREI QUAL DEUS ADORAS, SOB QUAL LATITUDE VIVES, DE QUAL CULTURA NASCESTE E EM QUAL GRUPO SOCIAL TE INCLUIS. A LEITURA DA COZINHA É UMA FABULOSA VIAGEM NA CONSCIÊNCIA QUE AS SOCIEDADES TÊM DELAS MESMAS, NA VISÃO QUE ELAS TÊM DE SUA IDENTIDADE”.
(MACIEL, 2005, P. 50).
O AMALÁ, IDENTIFICA XANGÔ NA COMUNIDADE ONDE ELE ESTÁ INSERIDO, FORTIFICA O SEU AXÉ, IDENTIFICA SEUS MEMBROS, E CUMPRE UM COMPROMISSO SOCIAL, POIS EM UM XIRÊ É ABERTO A TODA A COMUNIDADE.
PODER PARTICIPAR É TER A POSSIBILIDADE DE ALIMENTAR A SUA FÉ A CADA DIA. ASSIM COMO É FORNECIDO ALIMENTO AO CORPO, A FÉ, É O ALIMENTO OFERECIDO AO SAGRADO. COMPARTILHAR O ALIMENTO COM O SAGRADO É TER A POSSIBILIDADE, E SER SERVIDO DO MESMO ALIMENTO QUE É OFERTADO AO ORIXÁ, NESTE CASO XANGÔ.
QUANDO É DEGUSTADO PELA COMUNIDADE E FILHOS DE SANTO, ESTAMOS NÃO SOMENTE INGERINDO UM ALIMENTO, MAS TAMBÉM RESGATANDO UMA ANCESTRALIDADE, ESTAMOS DESENVOLVENDO NOSSA HUMILDADE, JÁ QUE NA SOCIEDADE ATUAL NÃO COMEMOS COM AS MÃOS, COMEMOS O AMALÁ COM AS MÃOS EM RESPEITO A XANGÔ, EM RESPEITO AOS ORIXÁS E A RELIGIÃO AFRICANA.
É CRUCIAL QUE PARA PARTICIPAR DESTE RITUAL OS PARTICIPANTES ESTEJAM PUROS, POIS SENDO XANGÔ O ORIXÁ DA BALANÇA, DO EQUILÍBRIO ELE BUSCA A JUSTIÇA ONDE ELA ESTIVER, INCLUSIVE QUANDO SEUS FILHOS ERRAM, POIS A JUSTIÇA É FEITA ONDE ESTIVER.
EM TODO O LUGAR ONDE ESTIVER UM BABALORIXÁ, UMA YALORIXÁ OU MESMO UMA PESSOA NÃO INICIADA, COM CERTEZA, ESTARÁ TAMBÉM CULTUANDO E RESGATANDO A ANCESTRALIDADE AFRICANA.
É IMPRESCINDÍVEL QUE O PREPARO DO AMALÁ SEJA REALIZADO COM DEDICAÇÃO E PUREZA NO CORAÇÃO, É NECESSÁRIO ESTAR EM SINTONIA COM SEU ORIXÁ, E ESTA SINTONIA SOMENTE É ALCANÇADA COM CARINHO DE QUEM ESTÁ PREPARANDO O AMALÁ.
O RITUAL DO AMALÁ É A OPORTUNIDADE QUE TODOS TEM DE COMPARTILHAR MOMENTOS DE MUITA FÉ E AGRADECER A XANGÔ, ALÉM DE FAZER SEUS PEDIDOS E FORTALECER O AXÉ.
POIS O AXÉ É FORTALECIDO COM AÇÕES CORRETAS A CADA DIA, AXÉ É UMA FORÇA, QUE SEGUNDO SANTOS (2008) “COMO TODA FORÇA, PODE DIMINUIR OU AUMENTAR. ESSAS VARIAÇÕES ESTÃO DETERMINADAS PELA ATIVIDADE E CONDUTAS RITUAIS”.
DAÍ A IMPORTÂNCIA DE UMA CONDUTA CORRETA E ADEQUADA A RELIGIÃO AFRICANA. NÃO BASTA SER DE RELIGIÃO É PRECISO VIVER A RELIGIÃO, E A RELIGIÃO É VIVIDA ATRAVÉS DE AÇÕES DIÁRIAS COM OS ORIXAS, QUANDO SE PREJUDICA UM FILHO DO AXÉ, ESTAMOS PREJUDICANDO SEU ORIXÁ.
O AMALÁ PARA XANGÔ É O MOMENTO ONDE TODOS SE REUNEM PARA DESENVOLVER AINDA MAIS A SUA FÉ, DESENVOLVER O AXÉ E RESGATAR A ANCESTRALIDADE DE CADA UM.
ORIXÁ É ALEGRIA, É PAZ E TRANQUILIDADE ESPECIALMENTE XANGÔ, ORIXÁ DA JUSTIÇA E DO EQUILÍBRIO, CAPAZ DE TOMAR DECISÕES CERTAS ONDE NÓS NÃO TERÍAMOS CONDIÇÕES.
NESTE SENTIDO O AMALÁ PARA XANGÔ É O MOMENTO ONDE XANGÔ RECEBE TODOS OS SEUS FILHOS, E OS MOSTRA O CAMINHO CERTO, POIS COMO PAI, ELE EDUCA, CORRIGE E FAZ COM QUE SEUS FILHOS ANDEM E SE DESENVOLVAM A CADA DIA MAIS EM TODA A SUA PLENITUDE.
QUE NESTE NOVO ANO TODO AMALÁ PARA XANGÔ SERVIDO NO ILÉ ORIXÁ OGUM ADIOKO E OYÁ TOFÃ SEJA PARA TRAZER PROSPERIDADE, ALEGRIA E JUSTIÇA A TODOS.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
DAMATA, ROBERTO. “SOBRE COMIDAS E MULHERES”. IN: DAMATA, ROBERTO. O QUE FAZ O BRASIL, BRASIL? RIO DE JANEIRO.ROCCO, 2001. APUD MACIEL, MARIA EUNICE. 2005. “OS TIPOS CARACTERÍSTICOS. REGIÃO E ESTEREOTIPOS REGIONAIS”. HUMANAS, PORTO ALEGRE, VOL. 18, N. 1/2, JAN./DEZ. P. 171-91. P. 171-91
SANTOS, JUANA ELBEIN DOS. OS NÀGÔ E A MORTE: PÀDE, ÀSÈSÈ E O CULTO ÉGUN NA BAHIA; TRADUZIDO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. 13 ED. PETRÓPOLIS, VOZES, 2008.








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